
Apesar de suas diferenças, os desenvolvedores de back-end e front-end se completam na maioria dos casos e, principalmente, quando o assunto é desenvolvimento web. Mas, será que você sabe a diferença entre as duas áreas?
Como o nome sugere, o desenvolvedor back-end trabalha na parte de “trás” da aplicação. Ele é quem, em termos gerais, é responsável pela implementação da regra de negócio.
O desenvolvedor back-end quando focado, não toca na parte visual da aplicação. Por vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end. Nesses casos, este desenvolvedor também trabalha um pouco com a parte visual.
No que diz respeito ao desenvolvedor front-end, este é o responsável por “dar vida” à interface. Trabalha com a parte da aplicação que interage diretamente com o utilizador. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do utilizador.
É comum alguns profissionais de front-end trabalharem mais com a parte “criativa” e “artística” da aplicação. Assim como também há os que possuem um perfil mais voltado ao back-end, mesmo atuando como front-end. Esses possuem mais familiaridade com programação e suas nuances. Um tipo de perfil não invalida o outro.